-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Loja de Azulejos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O De Primeira foi idealizado por dois chefes paulistanos entusiastas dos populares botequins cariocas. Inspirados pelo desejo de combinar a atmosfera do Rio e São Paulo, a dupla decidiu abrir seu próprio botequim na Vila Madalena – SP. O espaço oferece comidas e bebidas descomplicadas que remetem aos clássicos da culinária de estabelecimentos tradicionais.
Identificar particularidades e contrapontos arquitetônicos entre as duas cidades foi fundamental para elaboração do universo estético e construtivo do projeto. Cores e texturas navegam entre as diferentes culturas, promovendo o encontro entre passado e presente, sol e chuva, tradição e contemporaneidade.
Preservar traços históricos da edificação e parte dos elementos estruturais fizeram parte do processo cauteloso da crença na ressignificação e valorização de espaços urbanos pré existentes das grandes metrópoles.
A pesquisa por elementos característicos da arquitetura de bares consagrados, revelou uma gama de possibilidades estéticas baseadas na identidade de diferentes regiões do Brasil – Do piso de caquinho vermelho à azulejaria colorida nas paredes, passando pela relação entre rua e balcão, o conjunto das decisões plásticas e estruturais sintetiza a busca pela harmonia entre conceito, gastronomia, tradição, culturas e encontros.
O espaço foi organizado entre calçada, salão, balcão, cozinha aberta, banheiro, lavagem de pratos e estoque superior. A cozinha integrada permite a contemplação do manuseio e preparo dos alimentos e bebidas. As atividades do lado de dentro do balcão controlam a dinâmica do espaço das mesas, estimulando os sentidos dos frequentadores - audição, olfato e visão. Além das atividades da área coberta, a calçada é parte fundamental de socialização e consumo. Porta e janelas garantem a relação entre a fora e dentro.